Aromaterapia: O que é? Para que Serve e Como Usar?

Você sabe o que é a Aromaterapia?

Parece loucura, porém, mas é uma técnica natural que utiliza o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado. Promover o bem-estar físico e emocional.

Neste artigo, vamos entender todos os detalhes do que é essa aromaterapia, como funciona, quais suas vantagens e por que é a melhor opção para você hoje.

Afinal, nós sabemos que o uso do poder na medicina natural funciona, mais infelizmente sempre recorremos a soluções mais práticas de uso rápido, as vezes sem mesmo ir ao médico e ter autorização de um profissional da saúde.

E é aí que a Aromaterapia aparece como uma ótima solução! Ela é capaz de mudar a sua vida para sempre (como você jamais imaginou).

O que é a Aromaterapia

O que é a Aromaterapia?

Ela se utiliza de aromas totalmente naturais, como os óleos essenciais, para ajudar a curar inúmeros sintomas físicos e emocionais, até mesmo espirituais.

Ela é uma arte através da ciência que se aplica de forma terapêutica, e essa aplicação pode ser por meio de compressas, banhos, massagens ou inalações.

De origem francesa, ela pode equilibrar o corpo e a mente, uma vez que quando nós sentimos o cheiro dos produtos usados, isto é, os óleos essenciais, começamos a responder positivamente a essas sensações, e, com isso, progredimos na cura de doenças e problemas.

Isso ocorre porque quando nosso sistema nervoso recebe um aroma diferente, ele pode liberar substâncias que possuem efeito sedativo, relaxante e que nos estimulam, regulando as emoções, assim, nosso corpo fica mais leve, menos tenso.

Aromaterapia e Homeopatia

Existe sim uma diferença entre essas duas técnicas, basicamente, a homeopatia se funda na ideia química de semelhante com semelhante, ou seja, aquilo que se parece pode curar aquilo que se parece.

Confuso, mas vai ficar mais fácil. Isso quer dizer que algo que pode ser prejudicial para alguém, ao mesmo tempo pode ser a cura para alguém, por exemplo, um vírus, para se produzir uma vacina contra uma doença, primeiro é necessário estudá-la, e a partir dela formar anticorpos, que serão injetados no organismo das pessoas, porém esse mesmo anticorpo possui o próprio vírus, atenuado, ou seja enfraquecido, dessa forma, o problema inicial, que é o próprio vírus, acaba sendo a cura para sua própria doença.

Desse modo, os medicamentos que a homeopatia utiliza são diluídos de maneira única e especial. Já aromaterapia não se baseia na ideia de que para curar algum problema deve-se necessariamente fazer uso do problema propriamente dito, entende?

Cromoterapia

Já ouviu falar dessa terapia? A cromoterapia é uma técnica que utiliza as cores para encontrar Equilíbrio e Harmonia entre corpo, mente e energia.

Cada cor possui determinada função terapêutica e atua em determinado Chakra.

As cores amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho -, além do rosa possuem uma vibração energética diferente e conforme elas se espalham em algum ambiente as mesmas podem causar efeitos curativos ou calmantes nesse espaço.

Todo o organismo possui capacidade de perceber e receber os efeitos da Cromoterapia.

Quais os Benefícios da Aromaterapia?

Como já dito, a aromaterapia é feito com os óleos essenciais, e cada óleo tem sua função específica e age de tal forma no nosso corpo, portanto, os benefícios da aromaterapia vai depender do que você está buscando e de qual óleo será usado para tal problema, por exemplo, o óleo de camomila, ele ajuda no tratamento da ansiedade e da irritação, além de melhorar dores musculares, então você pode usá-lo se estiver passando por muito estresse e seu corpo começar a reagir a isso.

O óleo de alecrim, bem famoso também, ajuda a pessoa a manter o foco, melhorando a concentração, por isso, muitos vestibulandos e estudantes buscam esse tipo de aromaterapia para se manterem firmes nos estudos.

O correto é, você identificar o que você está sentindo e procurar um aroma terapeuta para que ele possa te indicar qual o melhor óleo essencial para seu problema.

Curiosidades

Sobre os óleos, algumas informações importantes a serem ressaltadas, é sobre o nível dos óleos, isso é, o quão volátil ele é.

Um óleo essencial que possui uma volatilidade baixa, é muito mais calmante que um óleo essencial que possui volatilidade ata, que já é utilizado para a estimular a mente do indivíduo.

Agora um óleo essencial de volatilidade mediana, já possuirá seus benefícios no ponto físico da pessoa.

Normalmente as características básicas deles são essas, são muito líquidos, totalmente naturais, puros, orgânicos e curativos, além de serem muito ecológicos e contribuírem com o meio ambiente.

Como Fazer e Usar a Aromaterapia?

Como usar a Aromaterapia

Você pode buscar na internet um aroma terapeuta próximo de você, e agendar uma consulta e iniciar o tratamento, mas também é possível fazer em casa, claro, que com os efeitos reduzidos, afinal, você não é o profissional formado, porém, os resultados são satisfatórios.

Não é possível fazer um óleo essencial em casa, uma vez que os processos para extração para sua formação só são feitos em uma indústria, você pode comprá-los e usá-los em casa.

É importante lembrar que é sempre bom procurar um óleo essencial puro, pois muitos não podem ser colocados na pele.

Portanto, para conseguir efeitos vantajosos em casa, é necessário que você faça uso de um aromatizador, ou coloque os aromas na água do banho, em travesseiros, etc.

A melhor forma de conseguir bons resultados, é por meio da inalação, isso faz com que as moléculas dos óleos cheguem até o seu sistema nervoso e te ajude a melhorar.

Quais são os Óleos Essenciais?

Óleos Essenciais da Aromaterapia

Existem inúmeros tipos de óleos essenciais, cada um com sua forma única de agir e com seus efeitos produtivos, aqui estão os 7  melhores óleos essenciais:

Óleo de Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto veio da China, e não coincidentemente, ele é ótimo para a pele, não é à toa que os chineses possuem uma pele impecável.

Ele ajuda muito nas feridas, em queimaduras e infecções. Ele quase sempre é o mais recomendado para gripes e auxilia nas dores nas articulações.

O eucalipto é um desintoxicante completamente natural, renovando o sistema circulatório e respiratório, com um aroma delicioso, ajudando na produtividade do ser humano e estimula a mente melhorando a nossa concentração.

Óleo de Lavanda

Assim como a aromaterapia, o óleo de lavanda tem suas origens na França, e ajuda em diversos problemas, como a asma, tosse, bronquite e dor de garganta, ou seja, ele se concentra na área respiratório, revigorando essa região.

Ele tranquiliza os nervos e nos deixa leve, além do que, pode ser muito bom para tratar pessoas depressivas, com enxaqueca, etc.

Uma característica incomum da lavanda é que ela pode ser aplicada diretamente na pele, e isso não machuca nem irrita a pele, pelo contrário, revitaliza o nosso rosto e tonifica.

Óleo de Limão

Esse óleo pode melhorar e muito seu humor!

A casca do limão pode ajudar a te deixar de bom humor caso esteja em um dia ruim, quando inalamos esse cheiro nosso estrese e nossa ansiedade diminui de maneira significativa, portanto, recomenda-se o uso pela manhã e pela noite, para acalmar os nervos.

Óleo de Capim-Limão

Ele diminui a preocupação!

Isso mesmo, esse óleo pode ser capaz de diminuir os níveis de ansiedade produzidos pelo seu sistema nervoso quando ele detecta o aroma do óleo essencial de capim-limão, e isso foi comprovado através de um estudo que percebeu que as pessoas que inalaram esse cheiro se “levantaram” bem melhor e bem mais rápido de uma situação complicada do que aquelas pessoas que não tiveram contato com esse perfume.

Além disso, uma característica peculiar desse óleo é que ele pode afastar os insetos, uma vez que esses animais recuam com esse aroma.

Óleo de Gerânio

O óleo de gerânio pode ser encontrado principalmente na África do Sul, e ele possui muitas funções, como por exemplo função de antibiótico e diuréticas, ele ajuda muito na recuperação da nossa pele, como cortes e dermatites, além de afastar os insetos pelo seu aroma.

Na maioria das vezes ele é indicado para as mulheres para aliviar as cólicas e os sintomas da menopausa.

Óleo essencial de Rosa

Função calmante e tranquilizadora, em ocasiões delicadas como a depressão, luto, stress, pois ele acalma os estímulos nervosos.

Ele auxilia no trabalho do fígado em nosso organismo, pode tratar problemas cardiovasculares e pressão alta.

Óleo essencial de Hortelã-Pimenta

Como já dito sobre os benefícios da aromaterapia na cura de problemas espirituais e emocionais, esse óleo típico de hortelã pimenta é muito utilizado para acalmar a depressão e stress do indivíduo, porque ele colabora para agilizar a mente e aumenta a concentração.

Além disso, na região da garganta, ela alivia os sintomas da pneumonia, tosses, asma, etc., ou seja, ajuda muito nos problemas respiratórios.

Para as mulheres, também ajuda nos sintomas de cólicas menstruais. Para a pele, é bem indicado para acne e irritações.

Confira mais alguns óleos essenciais bastante utilizados na Aromaterapia estão descritos abaixo, bem como seus usos básicos.

Mas lembre-se de que uma vez que começa seus estudos na Aromaterapia verá que há inúmeras possibilidades e benefícios de cura através dos óleos essenciais.

ÓLEO ESSENCIAL DE TEA TREE (Melaleuca alternifolia): Afta, Herpes, Gengivite, Periodontite, Micose na pele, Micose nas unhas, Molusco contagioso, Infecção urinária, Candidíase, Sinusite, Rinite e Bronquite.

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA (Lavandula angustifolia): Estresse, Ansiedade, Depressão, Insônia, Acne, Dermatite, Psoríase, Rosácea, Coceira, Queimaduras, Escaras, Hipertensão e Asma.

ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO (Citrus limon): Verrugas, Furúnculos, Hemorróidas, Cálculos Renais, Trombose, Obesidade, Aterosclerose, Colesterol alto, Esteatose Hepática (Fígado gorduroso).

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ-PIMENTA (Mentha piperita): Dispepsia, Indigestão, Náuseas, Vômitos, Cirrose, Colite, Doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável, Enxaqueca, Dor no Nervo Ciático, Hipotensão e Doenças do Sistema Respiratório em geral.

ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis): Contratura muscular, Cãibras, Reumatismo, Artrose, Insuficiência cardíaca, Hepatite, Cirrose, Pedras nos Rins, Pedras na Vesícula, Diabetes, Hipotensão.

Links Úteis:

Cursos de Aromaterapia Online

Agora, por mais que você conheça o básico dos óleos essenciais, suas funções e benefícios, para poder conquistar o auxílio da aromaterapia é em casa, é necessário ter cursos profissionalizantes para que você mesmo possa conhecer mais sobre o assunto e sobre essa área, e assim, no seu conforto, praticar essa técnica.

Portanto, aqui vão exemplos de cursos online de aromaterapia, para que você possa se aprofundar nos assuntos e equilibrar suas emoções, seus sentidos e sentimentos, melhorando cada vez mais a sua saúde física e mental.

Curso Online Pele Pétalas

Curso avançado e completo, você poderá fazer vários produtos naturais, pois como já foi mencionado, quanto mais puro e natural for o produto que você usar, melhor será os resultados.

Como ele é online, você pode iniciar e fazer quando quiser, no seu computador.

Nele, você aprenderá mais sobre a aromaterapia, sobre como revitalizar a sua pele, hidratá-la, cuidados com o corpo e a mente, etc.

O que você ganha com isso?

Basicamente, ao adquirir esse curso, você terá acesso direto na aprendizagem de substâncias e produtos para a formação de óleos essenciais, o guia sobre como usá-los e como usar vegetais para fórmulas naturais e também a controlar e curar inúmeros problemas de pele.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Pele de Pétalas!

Curso Saúde em Gotas

O Saúde em Gotas é um programa que vai te ensinar a tratar até 45 doenças utilizando apenas 5 óleos essenciais. O melhor é que uma forma segura e natural de tratar seus problemas.

Pra deixar ainda mais bacana o curso acontece de forma online, ou seja, você pode acessar de qualquer lugar a qualquer momento, com seu tablet, celular ou computador.

Você ainda recebe na sua casa de forma gratuita um kit com os óleos essenciais que serão estudados e trabalhos no curso.

A metodologia utilizada é a do Aromaterapia Integral que foi desenvolvida por André Ferraz.

O curso é trabalhado através de 6 módulos que são liberados semanalmente de forma que as alunos possam ser acompanhados e guiados com a utilização de um conhecimento extremamente detalhado e repleto de conhecimento acerca dos óleos essenciais.

Além disso tudo, o curso conta com apostilas, exercícios práticos e vídeos aulas e todo um suporte de modo que você possa ter a melhor experiência possível e claro aprender.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Curso Saúde em Gotas!

Curso de Aromaterapia do Saúde Aroma

Mais um curso online, diferencial, este ensina desde as raízes da arte e ciência terapêutica, até a utilização das plantas e seus aromas.

Os professores ensinam os alunos a investigarem as causas mais improváveis dos seus medos, doenças, lutos, etc.

O curso é dividido em vários módulos, assim, aos poucos, o estudante vai evoluindo para que consiga aplicar seus conhecimentos em sua vida.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Curso de Aromaterapia do Saúde Aroma!

Curso Saboaria Aroma

Esse curso possui um ótimo custo-benefício, uma vez que tem receitas super naturais e baratas, ou seja, te rendem mais produto por um preço mais em conta, e além dele te ensinar muito sobre a prática terapêutica, ele te torna apto a revender esses produtos e lucrar em cima disso, caso você não queira usá-lo apenas para benefício próprio em casa.

Por intermédio do site você tem acesso a apostilas, aulas, vídeos e informações exclusivas, além de emitir, claro, um certificado de conclusão para que você esteja 100% capacitado.

Também dividido em módulos, no próprio site contém relatos e opiniões de pessoas que já experimentaram, estão experimentando e o que acham do curso, para que você possa tirar suas dúvidas.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Curso Saboaria Aroma!

Minicurso Online de Aromaterapia Lavanda Experience

Esse curso já é diferente, nele você aprenderá exclusivamente sobre como utilizar o óleo essencial de Lavanda, com algumas informações sobre a aromaterapia, porém, mais voltado para Lavanda propriamente dita. Totalmente natural, orgânico e vegano.

Você recebe o produto em casa, com um kit, assistindo o curso em casa com possibilidade de rever as aulas sempre que quiser.

Você vai estudar desde os primórdios da história da Lavanda até as suas funções e aplicações para cura dos problemas cotidianos.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Lavanda Experience!

Aromaterapia Vibracional

Aromaterapia Vibracional

Essa é uma das vertentes do ramo da aromaterapia, que possui diversas comprovações científicas acerca dos seus benefícios, uma vez que ela faz a utilização de óleos com origens totalmente naturais e botânicas.

Ela é uma maneira muito mais correta e certeira para se conquistar bons resultados na vida pessoal sem que tenha que fazer uso de métodos prejudiciais.

Os óleos que fazem parte da técnica de aromaterapia vibracional não possuem contraindicações e podem até ser misturados com os óleos tradicionais.

Aromaterapia para Emagrecer

Do conhecimento de poucos, essa técnica possui um ótimo efeito no quesito emagrecimento, ela causa uma melhoria absurda na saúde e bem-estar.

Isso ocorre porque normalmente, quando estamos sujeitos a uma dieta regrada, acabamos comendo o que não devemos ou o que não é permitido, e isso ocorre por várias razões, cada pessoa com seu caso.

Nesse sentido, a aromaterapia acaba por equilibrar os sentidos da pessoa, fazendo com que esse desespero e essa vontade incessante de comer o que não nos é recomendado cesse.

Ou seja, no final das contas, essa técnica fará com que seu sistema se acostume com a dieta, de maneira mais prática e branda.

Grande parte dos indivíduos que experimentam perder peso por meio dessa arte afirmam que os resultados são satisfatórios, perdem bastante peso.

Aromaterapia em Cães

Pode parecer estranho, mas já foi comprovado cientificamente, que os cachorros e gatos em geral, que são muito estressados e agitados, conseguem se tornar animais mais calmos e mansos quando fazem uso da técnica de aromaterapia.

Isso deve ser feito com muito cuidado, afinal, é de conhecimento de todos nós que os cachorros possuem um olfato muito mais apurado que nós humanos, ou seja, utilizados óleos essenciais em excesso ou na medida incorreta pode causar danos aos animais, portanto, esses aromas precisam ser mais fracos.

A partir do momento que o cão inalar o cheiro e este chegar ao seu sistema nervoso, o cérebro automaticamente começará a liberar funções e substâncias que deixaram o animal menos tenso, equilibrando suas funções motoras e corporais.

Aromaterapia em Crianças

Assim como todo e qualquer indivíduo menor e vulnerável, as crianças estão mais propensas a desenvolverem problemas, sejam estes problemas graves ou não.

Também como os animais, os pequenos podem ser mais hiperativos, agitados, agressivos e estressados do que o normal, e é aí que a aromaterapia funciona.

A maior parte dos pais utiliza a Camomila no quarto das crianças, uma vez que ela acalma e atua no sistema nervoso central, equilibrando os níveis hormonais da criança.

Na adolescência essa técnica também não deve ser descartada, os estudantes podem gostar muito de óleos específicos para concentração e foco. Para todas as idades, a aromaterapia é sempre um benefício.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, devemos ressaltar que a aromaterapia ainda é uma prática recente no Brasil, que diariamente forma profissionais aptos e bem capacitados de promover mudanças e melhoras na vida de milhares de pessoas, ela é, mais do que uma ciência, uma arte, capaz de revigorar e revitalizar energias que nem mesmo você sabia que existia dentro de você, não traz nenhum malefício na vida de quem utiliza e não possui contraindicações quando feito da maneira correta.

Portanto, aqui já foi citado diversos cursos online para aprimorar o seu conhecimento e aprendizado, bem como foi explicado várias formas de aplicação, benefícios, vertentes e raízes, não fica caro e nem complicado se for feito aos poucos e com calma, então não perca mais tempo com estresse e preocupações, inicie seus estudos em aromaterapia ou procure um profissional próximo a você que lhe auxilie a equilibrar seu corpo, sua mente, seus sentimentos e emoções.

Saiba Mais:

[KIT] Fitoenergética e Magia com as Ervas

[KIT] Fitoenergética e Magia com as Ervas

Baixe agor​​​​a esse Kit Completo e Aprenda abrir os Caminhos e Limpar Energias Negativas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.