Astrologia: Signos, Mapa Astral e Horóscopo

Com certeza você já ouviu falar em Astrologia e acredito que possua diversas ideias acerca do que é.

Nesse artigo esclareceremos muita coisa, além de dar dicas bacanas caso você goste um pouco mais do assunto ou acabe se interessando após ler esse texto!

O Que é Astrologia?

Etimologicamente falando e de uma forma bem simples, astrologia significa estudo dos astros. Do grego astron que quer dizer astros, estrelas ou corpos celestes, e da palavra logos que quer dizer palavra ou estudo.

Okay, mas isso era meio óbvio e bem provável que você já sabia graças aos seus anos escolares, mas nós vamos aprofundar um pouco mais. Antes de continuar com a explicação, de fato, da astrologia é importante distinguir o nome de Astronomia que é o estudo científico dos corpos celestes.

A astrologia nos tempos modernos é considerada uma pseudociência ou até mesmo superstição, visto que ela não foi de fato comprovada cientificamente eficaz, todavia, discorreremos sobre isso brevemente nesse artigo em outro tópico.

Astrologia, portanto, como estudo dos corpos celestes e sua relação com os indivíduos, acredita-se que tais corpos celestes e suas vibrações possam influenciar a vida das pessoas e acontecimentos na Terra, que é onde vivemos.

Astrólogos se referem à Astrologia como linguagem simbólica ou até mesmo uma vidência.

Alguns se referem a ela até mesmo como forma de arte, porém, há ainda pessoas, astrólogos que se referem à astrologia como uma ciência social e humana.

Astrologia e Astronomia

Como funciona a Astrologia?

De forma simplificada, a Astrologia consiste em analisar a posição dos planetas e outros corpos celestes e suas determinadas vibrações e com isso fazem-se previsões acerca de acontecimentos e até mesmo descrições de personalidades conforme o movimento dos astros.

Tipos de Astrologia

A história da Astrologia é antiga e podemos citar várias civilizações que a conhecem desde os primórdios da história humana como a Astrologia Chinesa que seguindo a tradição de Buda, esse antes de morrer chamou todos os animais, todavia, somente 12 foram e esses se tornaram os anos da Astrologia Chinesa há cerca de 2000. aC usa tais animais para nomear os signos.

Na cultura da Índia, a Astrologia chegou através da Mesopotâmia quando essa a invadiu. Temos ainda a Astrologia Asteca que continha 20 signos ( o que significa signos?

Confira nesse artigo!

A Astrologia Inglesa conta com conhecimentos de Alice Bailey, Alan Leo e Charles Cartes que foram responsáveis por ajudar a criar a Escola de Astrologia de Londres.

Por fim, temos Carlos Jung que após iniciar os estudos de astrologia e alquímia, posteriormente, criou o que chamou de astrologia psicológica.

Uma vez explicitado o que é Astrologia é interessante explicar o que é o Horóscopo, elemento fundamental para a Astrologia. O Horóscopo nada mais é que um mapa, ou também como é conhecido: carta.

É um diagrama usado para representar a posição dos corpos celestes a partir de certo local. A posição pode variar: centro da Terra ou superfície e pode usar o Sol como ponto central, mas também outros astros.

O modo como o mapa é interpretado pode variar, mas em geral são considerados:

  • A posição dos corpos celestes em relação aos signos.
  • A posição exata ou relativa desses corpos conforme um sistema de casas (explicaremos o que são Casas).
  • Os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes.

No passado, a função de toda essa análise era prever eventos como chegada das chuvas ou frio, pois eram fatores determinantes para a sobrevivência dos humanos.

Podemos citar outros tipos de Astrologia:

  • Astrologia ocidental;
  • Astrologia chinesa;
  • Jyotish ou Astrologia védica;
  • Astrologia cabalística.
  • Astrologia natal: estudo do mapa natal
  • Astrologia horária: analisa um mapa feito para o momento em que a questão é formulada;
  • Astrologia eletiva: a determinação do melhor momento para empreender algo;
  • Astrologia mundial: correlação entre eventos históricos e aspectos entre os planetas lentos;
  • Astrologia agrícola: o uso da posição dos planetas nas práticas agrícolas.

Curiosidade

A Astrologia teve papel fundamental em alguns termos da linguagem, a palavra influenza, por exemplo, usada para descrever a gripe é devido à atribuição que os médicos deram às causas planetárias que a gripe poderia ter.

A palavra Desastre vem do latim disaster que quer dizer má estrela.

Considerar é uma palavra que de sider, pois eles acreditava quem o ferro vinha do espaço.

Quais os Benefícios da Astrologia?

Conforme já explicitado, a Astrologia não é considerada uma ciência e não há nenhuma prova científica de que suas interpretações são corretas, mas ela pode ser utilizada como uma guia, e para os crentes de sua eficácia, com certeza ela é benéfica aos lhes apontar possíveis soluções considerando o nascimento da pessoa e a posição dos corpos celestes em tal momento. Para muitas pessoas é importante ter algo para se consolidar sua fé além da religião tradicional.

O que é o Mapa Astral?

O Mapa Astral é o gráfico do céu no exato momento do seu nascimento. Através do mapa astral e tendo o conhecimento de como planeta e casa estavam sofrendo influência de cada signo é possível fazer suposições acerca da personalidade da pessoa que nasceu naquele momento.

Você pode usar seu mapa astral caso queira um guia para melhor sua carreira, relacionamentos e até como realizar alguns sonhos.

Astrologia-Mapa-Astral

Para que serve a Astrologia?

Para os crentes, a Astrologia é como uma bíblia que pode ser usada como guia e assim facilitar a vida na Terra, visto que conflitos podem ser evitados se a pessoa fizer determinada coisa conforme a vibração dos corpos celestes supostamente influencia em tal acontecimento.

Principais Livros de Astrologia

Hoje em dia você encontrará diversos livros sobre Astrologia considerando que é uma arte estudada há milênios, com isso você pode ficar perdido, mas citaremos alguns livros básicos que podem lhe oferecer uma introdução simples, mas eficaz acerca do assunto geral e também pode lhe ajudar a entender mais seu mapa astral e possíveis influências em sua vida.

Confira os 5 principais Livros de Astrologia:

  • A Linguagem Secreta dos Aniversários de Gary Goldschneider e Joost Elffers
  • The Only Astrology Book You’ll Ever Need de Joanna Martine Woolfolk
  • Dirty, Sexy, Funny Astrology de Sabra Ricci e Jenny McCarty
  • Astrology For The Soul de Jan Spiller
  • A Linguagem Secreta dos Relacionamentos de Gary Goldschneider e Joost Elffers

Perguntas Frequentes

As perguntas a seguir são frequentemente repetidas pelas pessoas e suas respostas poderão esclarecer muitas dúvidas além de lhe poupar muito tempo!

O que é ascendente e o que ele influencia?

Quando você nasceu, nesse momento havia um signo surgindo no horizonte, esse é seu ascendente. Na Astrologia, o ascendente é a personalidade da pessoa para o mundo externo, ou seja, a imagem ou impressão que você causa nas pessoas.

Em geral, características que são desenvolvidas de forma mais natural na vida, todavia, tais características podem marcar sua individualidade fazendo com que cada signo ascendente possua uma impressão ou percepção diferente.

O ascendente costuma ser muito valorizado, pois se considerado também com a localização do planeta que rege tal signo pode-se fazer previsões acerca da relação pessoal que tal individuo possui com o mundo externo, experiências e empreendimentos que podem tanto revelar aspectos de si mesmo quanto exemplificar a melhor maneira para começar um novo projeto pessoal.

O que os planetas significam na Astrologia?

A forma como algumas funções psíquicas poderiam estar relacionadas com os planetas é a razão de tais corpos celestes serem tão importantes para a Astrologia.

Confira uma explicação breve da importância de cada astro:

Sol

Poder pessoal. Não é à toa que no estudo dos chakras o terceiro chakra localizado no centro do corpo é conhecido como fonte de poder pessoal e é representado pela cor amarela, o nosso sol. O Sol representa nosso brilho pessoal e como nós o expressamos.

Lua

Já a lua é usada para representar reações emocionais e seus possíveis traços da infância.

Mercúrio

Comunicação, raciocínio e comportamento mental.

Vênus

Prioridades, o que é importante para você, o que você realmente ama e valoriza.

Marte

A força, como sua natureza atua e seu espírito de luta.

Júpiter

Júpiter pode ser considerado tão importante quanto o sol, visto que Jupiter é a representação daquilo que dá sentido à sua existência, bem como as oportunidades que podem surgir de modo a lhe aproximarem de tal objetivo.

Saturno

Saturno também é importante, visto que é onde você faz as coisas com excelência, mas também é onde suas inseguranças podem estar mais expostas.

Urano

É a representação da sua originalidade e como você pode usar para fazer e ser diferente.

Netuno

Netuno é bastante interessante, visto que é a representação de suas ilusões sejam elas criadas por você ou não, também Netuno representa a forma como você lida com tais ilusões.

Plutão

Por fim, Plutão é a representação do poder que é maior que você mesmo, maior que o seu poder, a princípio, pode parecer algo fatal, mas a forma como você lida com isso dirá muito mais sobre você do que o acontecimento em si.

Na hora de analisar o planeta considera-se três coisas:

  • A casa de ocupação
  • O signo zodiacal que ele ativa;
  • Os ângulos que ele faz com cada planeta.

Astrologia-Planetas

O que são casas astrológicas e o que cada uma delas representa?

As casas astrológicas são o resultado da divisão do círculo astrológico em doze partes, cada casa equivalendo a uma área específica da vida. Cada casa é ativada por um signo, podendo também ser ativada por um dos planetas. As casas funcionam como portas:

A Casa 1 (ascendente) – Representa a porta de entrada. A identidade.

A Casa 2 – Os valores da vida da pessoa

A Casa 3 – O setor que representa a relação de cada um com o meio ambiente imediato, famílias, amigos, vizinhos, viagens etc.

A Casa 4 – A raiz da vida de cada um, a família e, também, a área que representa o destino final de cada existência: a velhice e morte do corpo

A Casa 5 -O que cada um cria a partir da consciência da própria identidade; o setor que representa o potencial criativo de cada um

A Casa 6 – Representa o dia-a-dia, a rotina de cada um e, também a saúde e como você cuida ou não dela

A Casa 7 (descendente )- O que cada um busca no outro, o que cada pessoa quer de suas parcerias (casamentos, associações e também inimizades e amizades, toda e qualquer relação, romântica ou não).

A Casa 8 – O “compartimento secreto da alma”: sexo e morte estão se conectam aqui. O sexo com orgasmo é por vezes considerado uma pequena morte e alguns consideram a morte o último orgasmo.

A Casa 9 – Relação com o ambiente mais amplo: os parentes distantes, as viagens longas, o pensamento filosófico e abstrato

A Casa 10 (Meio do Céu) – Pode-se dizer que seria a missão de vida de cada ser, ou seja, o que a pessoa veio fazer na Terra de modo a servir a algo maior com eficácia.

A Casa 11 – As amizades.

A Casa 12 – A representação da sombra sabotadora que cada ser secretamente possui, da mesma forma a casa 12 representa as condições que cada pessoa tem de modo que possa alcançar seus objetivos.

O que são signos?

Quando temos Terra e Planeta em determinado ângulo em relação ao corpo celeste analisado, temos os signos.

Exemplo, o signo Solar é a interação da Terra com o Sol, da mesma forma que há o signo lunar, de Mercurio etc. Cada um desses signos é estudado em seu mapa astral.

Astrologia-Significado

O que são Aspectos?

São os ângulos que os planetas fazem entre si a cada momento, cada planeta está conectado a outro e com isso temos os ângulos entre eles.

Ângulos principais

Trígonos e sêxteis – Aspectos que mostram a conexão simples e “fácil” entre os planetas;

Quadraturas e oposições – Contato e conexão intensas que conduz ao despertar;

Conjunções – Aspectos que revelam uma união que poderia ser considerada um casamento entre dois planetas

O que é um trânsito astrológico e o que eles fazem?

Quando se considera as posições dos planetas em relação as posições planetárias do seu mapa.

Através desse fato você pode entender melhor seu momento presente e saber o que acontece com você por dentro, dessa forma você pode tomar decisões mais sabias considerando a energia dos astros em relação ao mundo exterior.

O que a astrologia não faz?

Alguns acreditam que a astrologia pode prever a prosperidade e ou alegria na sua vida, mas é importante lembrar que isso só depende de você, o máximo que a astrologia pode fazer é apontar melhores caminhos considerando tudo o que vimos no artigo acima, todavia, a decisão final de fazer dar certo ou não é somente sua.

A Astrologia ou seu Mapa Astral não determinam se uma pessoa é boa ou ruim, pois somos responsáveis por nós mesmos além do que bondade e maldade são relativos, então … O mapa não determina sua evolução espiritual.

A Astrologia determina o que vai acontecer na minha vida?

A Astrologia não determina nada. Ela faz suposições considerando diversos fatores que podem ser diferentes para muitas pessoas, mas podem ser semelhantes e mesmo assim cada pessoa sendo única e e assim o resultado é único e diferente conforme as atitudes de tal pessoa.

O Mapa Astral pode revelar em quais sentidos você tende a sentir-se mais realizado, assim como em quais sentidos você se sentiria desconectado de si mesmo.

O que é a Regra de Cardan?

A regra de Cardan diz que um planeta que está no último quinto de uma casa, deve-se considerar então a casa seguinte. Um exemplo é uma pessoa com a Lua no último quinto da Casa 5, mas a ação da Lua será na casa 5.

É importante lembrar que os horários de seu nascimento são correspondentes a um horário após o nascimento real, em questão de minutos, ou seja, se a pessoa nasceu alguns minutos antes as plantas agirão mais adiante na cara astrológica, isso conforme a Regra de Cardan.

Cursos de Astrologia

Já pensou em fazer um curso de astrologia?

Mesmo se você não tiver intenção nenhuma de ser astrólogo, pode ser interessante obter conhecimentos mais profundos dessa arte e assim entender melhores seus traços de personalidade ou mesmo de seus amigos.

Você também pode aprofundar os conhecimentos obtidos através desse artigo e até mesmo esclarecer qualquer dúvida. Confira abaixo nossas sugestões de Curso de Astrologia:

Curso de Astrologia Online do Otávio Leal

Com esse curso você aprende detalhes da astrologia através de um passo a passo que possibilitarão você a ser um astrólogo!

Além disso, você estará apto para reconhecer melhor sua personalidade, temperamento, constituição e suas diferentes esferas da mente: espiritual, mental, social, material e emocional.

A abordagem utilizada é psicológica, kármica e tradicional.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Curso de Astrologia Online

Interpretando o seu Mapa Astral

Desenvolvido pelo Astrocentro e pelo especialista Brendan Orin, que é Sacerdote Wiccaniano e praticante de artes mágicas desde 2001 com: Interpretando o seu Mapa Astral você entende como cada signo, planeta e casas em seu Mapa Astral podem estar ou não conectados de forma direta à sua personalidade!

Mapa Astral Solares

Seja quem você nasceu para ser, com esse curso você tem o caminho!

O Revelador

Com esse curso você será capaz de alinhar seu propósito de vida através do seu mapa astral, que você aprenderá a interpretar.

GPS Astrológico

Esse é um curso bem interessante, mas profundo acerca do seu ATUAL momento, bem como as influências que você pode estar sofrendo conforme os corpos celestes se movimentam.

Confira de forma detalhada cada curso nos links disponibilizados acima. Não perca tempo para aprofundar seus conhecimentos em Astrologia, ou até mesmo começar!

Conclusão

Esperamos que com esse artigo parte de suas dúvidas acerca da Astrologia tenham sido esclarecidas e que também seus conhecimentos tenham sido ampliados.

Caso tenha ficado ainda mais curioso e interessado não hesite em acessar os links dos cursos citados e também de procurar os livros que encontramos.

Há muito mais é claro, mas com esses primeiros passos sua jornada na Arte ou ciência da Astrologia com certeza será bem-sucedido!

Saiba Mais:

Faça parte da Lista VIP

Você receberá conteúdos gratuitos e exclusivos da Comunidade Espírita no seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.