Mandalas: O Que é? Para que serve? Como funciona? Benefícios e Significado

Você sabe o que são as Mandalas? A verdade é que existem diversas definições para as mandalas e cada uma depende mais do que você está buscando do que o ela significa em si.

Apresentaremos de uma forma mais clara, porém, breve compartilhar um pouco mais sobre essa arte que pode ser expressa de tantas formas.

Afinal, de uma forma geral mandalas são desenhos geométricos feitos, comumente em forma de círculo, todavia, há uma forma de artesanato que utiliza varetas de bambu e lã onde o artesão pode explorar diversas formas geométricas, não apenas circulares.

Mandala vem do sânscrito, uma língua que assim como o latim é morta, isto é, ninguém a utiliza ou fala e mandala quer dizer justamente sânscrito.

As mandalas são artes que surgem e se mantém a partir do mesmo centro, e o ensinamento que os idiomas da península indostânica nos mostram é que as mandalas são um meio para o objetivo e não o objetivo.

Cada cultura e cada pessoa possui um objetivo, e no final das contas as mandalas são uma forma de meditação, pois auxiliam na concentração dessa prática.

Dessa forma, a meditação também auxilia na construção dos desenhos das mandalas que podem ser feitas por vários tipos de materiais, todavia, uma característica comum são as varias cores que as pessoas podem utilizar para fazer a mandala.

Mandala Simples

Tipos de Mandala

Outra grande verdade é que é possível fazer mandala com praticamente quase tudo, e no final vai depender do talento ou gosto daquele que irá confeccionar tais objetos magníficos.

Há aqueles que utilizam:

  • Areia.
  • Lã e madeira.
  • Porcelana.
  • Tinta.
  • Argila ou barro.
  • Lápis e caneta.

Você pode separar os tipos de mandalas por seu material ou formato, basicamente e apesar de serem comumente feitas em formato de circulo, nós já mencionamos que elas podem ser feitas praticamente em todas as formas geométricas e outras figuras:

  • Círculo: transmitem energia e causam sensação de hipnose, relaxando quem as observa.
  • Triângulo: busca espiritual do ser Humano.
  • Quadrado: equilíbrio do homem em todas as suas áreas.
  • Coração: união das pessoas.
  • Sol: amor e felicidade.
  • Estrela:indica liberdade.
  • Pentagrama: alquimia.
  • Hexágono: harmonização do ambiente familiar.
  • Curvas: lado emocional.
  • Retas: curvas são o lado emocional, as retas são o lado racional.
  • Espiral: cura.
  • Borboleta:para renovar o lugar renovação ao ambiente.

Tipos de Mandalas

Mandalas para Colorir

Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum cadernos nos mais variados tamanhos e formas e com os mais diversos desenhos de mandalas feitos até mesmo para adultos colorirem, isso mesmo, cadernos de colorir para adultos, mas com mandalas.

Muitas pessoas relatam o efeito terapêutico que essa pratica possui, portanto, se você não dom ou simplesmente não quer confeccionar a sua mandala, mas quer meditar e aproveitar os benefícios de tal arte você pode simplesmente passar na próxima banca de revistas e comprar um caderno de colorir ou pintar de mandala.

Mandala para Colorir

Link Úteis: 

Mandala para Tatuagem

Não é de hoje que as pessoas tatuam os mais insanos, porém, por vezes inteligentes desenhos e por que não uma mandala?

Os significados espirituais e os benefícios da mandala já foram mais que explicitados acima e para os amantes da agulha e tinta as mandalas costumam ser ótimos pedidos.

Mandala Tatuagem Feminina

Mandala na Mão

Tattoo Mandala na Mão

Mandala Lunar

Essa é uma mandala que vale tanto para a tatuagem, para o desenho ou para o artesanato seja ele feito com qualquer material. Todavia, há um tipo de mandala especifico conhecido como mandala lunar.

A mandala lunar é uma agenda o um livro quase que em forma de diário criado para mulheres por mulheres. O objetivo dessa mandala é facilitar através de uma conexão com o corpo, com a terra e com os ciclos naturais. Assim, a mulher que faz a mandala lunar pode resgatar os conhecimentos tanto contemporâneos quanto tradicionais através da arte e do autoconhecimento.

A mandala utiliza tanto o calendário lunar quanto o solar e assim a conexão e percepção dentro de cada mulher se torna maior.

Mandala para Imprimir

Assim como você pode comprar na banca um caderno de mandala para colorir, você pode imprimir os mesmos desenhos através da internet, basta digitar no Google mandala para imprimir.

Link Úteis: 

Mandala para Pintar

O mesmo se aplica aqui. Uma breve pesquisa no Google e você encontra muitas mandalas disponibilizadas de forma gratuita na internet e você pode imprimir, provavelmente em um formato maior e então pintar.

Mandala de Crochê

Muitas vezes, os mesmos artesãos que confeccionam as mandalas de lã, podem utilizar o crochê e fazer mandalas com esse material. O principio é o mesmo: tudo parte de um mesmo círculo, mas é claro que o acabamento é totalmente diferente e autentico.

Mandala Flor

É possível também fazer mandalas com o formato de flor, mas isso exige um tutorial um pouco mais complexo, talvez, todavia, é bem fácil de encontrar no youtube, mas lembre-se de que você precisa decidir qual o material vai utilizar antes de decidir o formato da sua mandala.

Mandala da Prosperidade

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar ,a mandala da prosperidade não é necessariamente, algo bom, pelo contrário, mandala da prosperidade hoje em dia ficou conhecida como o antigo esquema de pirâmide no qual muitas pessoas foram e ainda são enganadas e perdem muito dinheiro.

Para que Serve e Como Funciona a Mandala?

Para algumas pessoas a mandala é um simples objeto de decoração, algo bonito que sua tia encontrou na feira e fez questão de lhe dar como presente de natal. Para outros pode ser isso e muito mais, todavia, é que seja um simples objeto ou não, o poder das mandalas vai muito além do que deixar sua casa mais bonita.

Podemos exemplificar os benefícios de uma mandala feita por artesão holístico ou energético.

O que isso quer dizer? Basicamente, o artesão ao confeccionar a sua mandala pode direcionar a energia que o objeto carregará conforme a sua necessidade ou pedido. Ou seja, sua mandala pode se tornar um objeto de decoração capaz de transmutar a energia do seu quarto se assim você desejar. Isso mesmo, as mandalas podem ser além de bonitas, terapêuticas.

Esse tipo de mandala costuma ser feita com a utilização de gravetos longos de madeira e ou bambu e lã e com a sabedoria e talento das mãos daqueles abençoados e dedicados a mandala então é direcionada à necessidade daquele que a solicita.

Há muitas pessoas que precisam de limpeza espiritual e do ambiente e as mandalas através de suas cores e formatos podem fazer isso, e claro, com o profissional certo a energia correta será também ativada no objeto.

Mandala Significado

Benefícios das Mandalas

As mandalas promovem o relaxamento

Desenhar e colorir mandalas ajuda na concentração, então, elas são um ótimo exercício para acalmar a sensação de estresse e limpar a mente.

Alguns dos benefícios das mandalas são:

  • Proporcionam equilíbrio.
  • Trazem paz e serenidade.
  • Contemplá-las proporciona uma sensação de tranquilidade.
  • Ajudam na concentração.
  • Facilitam a atenção plena.
  • Permitem que você deixe os pensamentos de lado e deixe a criatividade fluir.
  • A disposição das figuras transmite uma sensação de equilíbrio.

Como Fazer uma Mandala?

O primeiro passo para fazer uma mandala é decidir qual o tipo de mandala e qual o material que irá utilizar.

Se você não é o tipo artístico e não faz a menor ideia se possui algum “dom” você pode pesquisar todos os tipos, pois há uma infinidade de materiais e modos de confeccionar uma mandala não apenas o que listamos aqui, e então após selecionar um você faz um teste e observa se o método escolhido lhe agrada.

Como de exemplo, iremos utilizar as mandalas de madeira e lã, pois são bem simples de fazer, pelo menos os primeiros modelos com 4 gravetos.

Você precisa bem de gravetos e uma lã de sua preferência. Em seguida, você faz um X com dois gravetos e em seguida vai traçando a linha no meio até formar o que chamamos de olho de deus, e então você começa a contornar cada graveto uma vez com a lá, como se tivesse fazendo uma cobertura e faz isso em cada um dos quatro até ter um quadrado de mais ou menos dez centímetros.

Em seguida, você faz o mesmo processo nas outras duas, mas faz um quadrado maior. Então você junta os dois quadrados tendo assim oito pontas e a mandala mais simples que você pode fazer é simplesmente fazer esse mesmo processo de “Contornar” cada graveto mas com as duas de uma vez.

Você pode variar no numero de voltas que você da em cada graveto antes de passar para o outro, mas pode começar com 3 voltas para ter um padrão e entender como funciona.

Como Fazer Mandalas

O Que é a Mandala no Espiritismo?

Mandala pode ser melhor definida como toda organização circular em torno de um ponto central. As mandalas são geralmente desenhadas tendo um circulo abrangendo todo o seu conteúdo.

Em algumas mandalas também podemos encontrar uma moldura quadrada que encerra o desenho. As mandalas são comuns a muitos povos e culturas diferentes.

A mandala é compreendida fundamentalmente como o símbolo gráfico do Universo. O Universo, segundo as filosofias místicas, possui uma ordenação, uma harmonia, um equilíbrio que mantém o funcionamento daquilo que chamam de Kosmos regulado por lei eternas e universais.

A Mandala é o principal símbolo para representar essas leis que regem o esquema do Todo. Se formos representar como o Universo se estende em todos os sentidos, a melhor maneira de faze-lo numa figura plana é com um círculo. Vamos estudar um pouco sobre esse simbolismo do circulo.

As mandalas formam a configuração máxima da ordem natural.

A forma circular pode ser encontrada em qualquer parte e ela não apenas revela ao observador uma forma altamente bela como também um significado profundo sobre o ser humano e a natureza.

Cursos de Mandalas Online

Confira a seguir três sites onde poderá aprender de forma fácil e prática a confeccionar suas mandalas:

Como Fazer Mandala

Nesse curso que você pode pagar em doze vezes você tem acesso a um passo a passo, um tutorial que lhe explica do zero e detalhadamente como fazer suas mandalas.

Com o curso da Taty você pode ter a certeza de ao finaliza-lo, saber como fazer sua mandala. Além disso, Taty Alencar oferece técnicas de respiração que podem ser úteis e benéficas não somente durante a confecção de mandalas, mas também em todos os momentos da sua vida.

Taty fala sobre o que são mandalas e tudo o que diz respeito a elas antes de dar inicio à confecção da mandala que você também irá fazer seguindo passo a passo.

Quase como uma espécie de bônus, Taty ainda lhe apresenta o assunto super interessante: Chakras. Por fim, o passo a passo sobre como fazer mandala é iniciado nesse curso.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora no Curso Como Fazer Mandala

Formação Online em Mandalas

No curso online em Mandalas da humanidade versidade holistica o professor Otávio Leal e a professora Danielle Alcântara lhe apresentam de forma prática e didática e totalmente online conhecimentos e práticas que você será capaz de usar através da Arte e nas Terapias Holísticas caso seja um terapeuta ou esteja pensando em se tornar um.

Com o curso online em Mandalas você irá aprender muito mais que confeccionar esse objeto praticamente magico.

Com esse curso seu conhecimento acerca de Magia, Meditação e Arte serão, de fato, expandidos. A Meditação Ativa e criativa também serão apresentadas nesse curso.

Clique Aqui e Inscreva-se Agora na Formação Online em Mandalas

Como Criar Mandalas

O curso como criar mandalas Completo da Liz Mandalas lhe oferece um pacote extremamente abrangente acerca desse universo de que é feito a mandala. Ele é focado em pessoas que desejam aprender técnicas de pintura alegres e descontraídas e que tenham efeitos positivos em todos os aspectos da sua vida

Desejam criar a próprias mandalas e praticar meditação ativa e atenção plena.

Aprender a criar o desenho da mandala e pintá-la e assim desenvolver a meditação ativa!

Clique Aqui e Inscreva-se Agora na Curso Como Criar Mandalas

Conclusão

As mandalas são mais que objetos decorativos e suas mais diversas aplicações e formas de fazer facilitam a vida de cada ser que decide incorporar tal arte em sua vida.

Objetos milenares, as mandalas ainda hoje mostram seu poder e seu beneficio e basta escolher aquela que mais lhe agrada e então permitir que toda sua energia e luz entre na sua vida, casa e família.

Saiba Mais:

Faça parte da Lista VIP

Você receberá conteúdos gratuitos e exclusivos da Comunidade Espírita no seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.